Psicólogos em Foz do Iguaçu

Os psicólogos em Foz do Iguaçu estão cada vez mais focados no desenvolvimento pessoal e nas dores do ser humano. Com uma procura crescente por atendimentos clínicos, a ideia é que os psicólogos possam abranger a demanda pelo alívio rápido de sintomas psíquicos, que geram incômodos e precisam ser aliviados, de alguma forma.

Psicólogos em Foz do Iguaçu

Existe um número significativo de psicólogos em Foz do Iguaçu. A cidade, que faz fronteira com a Argentina e o Paraguai, atende demandas tanto do Brasil quanto destes vizinhos, que são carentes de atendimentos psicológicos. Cresce o número de jovens universitários que cometem suicídio. Isso se dá principalmente em contextos de extrema exigência e competitividade existentes nesses meios, principalmente quando se trata de cursos na área da saúde, como a Medicina, por exemplo.

Nesse sentido, existe uma necessidade dos serviços psicológicos chegarem a essas pessoas a fim de promover esclarecimentos, muito mais do que “apagar incêndio”, antes que os fatos se agravem a ponto de chegar a um fim que não seja positivo. Saiba mais sobre a Psicologia do Luto e Suicídio, clicando aqui.

>>> Caso esteja precisando de atendimento psicológico em Foz do Iguaçu, entre em contato: (45) 99131-3177 ou por e-mail: michellya.ribeiro@gmail.com.

Psicologia em expansão

De acordo com matéria do G1, de janeiro de 2018, a Psicologia é uma das profissões em expansão no mercado de trabalho. Isso se deve não somente por demandas clínicas, como também organizacionais.

Dentro de uma organização, por exemplo, o psicólogo estrutura a avaliação de desempenho por competências, mapeamento de profissionais high performance e de posições-chave para o crescimento adequado da companhia.

Em Foz do Iguaçu, existe uma franquia voltada para o recrutamento e seleção de profissionais denominada de RHF Talentos. Sob o comando de Michelly Ribeiro, a empresa possui know how em nível nacional, atendendo algumas empresas de nome em todo o Brasil. Além disso, há outras empresas reconhecidas em Foz do Iguaçu, que também são atendidas pela RHF Talentos. Clique aqui para conhecê-las.

Profissão Psicólogo

A profissão de Psicólogo abrange uma vastidão de possibilidades que não dizem somente respeito à psicologia clínica e organizacional, como muitos pensam, por exemplo. Ainda existe um desconhecimento a respeito da abrangência deste profissional chamado Psicólogo.

Dessa forma, é de extrema relevância abordar essa temática, inclusive, a título de esclarecimento e conhecimento público.

A Psicologia pode ser encontrada em diversos meios além dos já mencionados acima, como o social e comunitário, por exemplo. Neste contexto social, o psicólogo desenvolve atividades como estudos e intervenção em fenômenos psicossociais, tendo em vista as necessidades básicas de determinada população. Estuda e trabalha com as minorias, ou dentro de uma empresa, com contextos mais amplos de organização de grupos.

A Psicologia Comunitária é uma área da Psicologia Social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida de um lugar ou comunidade, por exemplo.

Áreas de atuação da Psicologia

As áreas de atuação da Psicologia são inúmeras. Para citar algumas, a título de complementação por tudo o que já foi abordado anteriormente, podemos mencionar a Psicologia Escolar, que perdeu espaço há algum tempo, porém, existe uma demanda pela retomada dessa área justamente pela importância, no Estado do Paraná.

Temos também a Psicologia do Trânsito, que realiza avaliações psicológicas com motoristas e futuros condutores, além de estudos e ações educativas com funcionários de centros de formação de condutores e examinadores de trânsito e ações socioeducativas com condutores infratores, pedestres e ciclistas.

A Psicologia Jurídica é uma área de atuação da Psicologia bastante demandada. De tempos em tempos, alguns psicólogos são acionados por juízes a fim de ajudarem com alguns casos específicos. O psicólogo jurídico realiza planejamento, além de executar políticas voltadas para a cidadania, direitos humanos, prevenção e combate à violência. Ele orienta os juristas e os que vão passar por alguma intervenção, avaliando as características dos indivíduos e fornecendo subsídio ao processo judicial.

A Psicologia do Esporte ainda não faz parte da cultura no Brasil. Tanto é que foi muito fácil de identificar nos jogadores da equipe da seleção brasileira da Copa do Mundo de 2018 na Rússia uma fragilidade emocional, que impactou drasticamente no resultado dos jogos. Vale lembrar que a Psicologia do Esporte é bastante valorizada em outros países, como a Alemanha, por exemplo, que investiu muito nesse quesito com sua seleção de futebol. O psicólogo do esporte auxilia o atleta em questões relacionadas ao rendimento, foco, ansiedade, medo e outros problemas que acompanham os competidores.

Na Psicologia Ambiental, o psicólogo estuda as interações entre as pessoas e o ambiente físico, seja ele construído ou natural. É uma área relativamente nova e que mantém forte relação com outras áreas, como a sociologia e antropologia urbana, paisagismo, arquitetura, urbanismo, geografia e outras.

Psicólogos em Foz do Iguaçu Michelly Ribeiro

Dentro da lista de psicólogos em Foz do Iguaçu, você poderá me encontrar: Michelly Ribeiro. Eu atuo como psicóloga clínica e também organizacional, dentro da franquia mencionada anteriormente (RHF Talentos). Na clínica, utilizo a abordagem da Terapia cognitivo-comportamental, proposta pelo psicólogo Aaron Beck.

>>> Caso esteja precisando de atendimento psicológico em Foz do Iguaçu, entre em contato: (45) 99131-3177 ou por e-mail: michellya.ribeiro@gmail.com.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC)

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma das várias abordagens da Psicologia que trabalha com  a identificação de padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando técnicas para alterar essas percepções de forma positiva.

Trata-se de uma abordagem que se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros, quanto também no auxílio das diversas questões que envolvem nossa vida como um todo, como: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e muitos outros.

Psicóloga cognitiva comportamental

Enquanto psicóloga cognitiva comportamental, realizo atendimentos clínicos breves (terapia breve), focados na demanda do paciente. Trabalho com metas, as quais são renovadas a cada etapa atingida com sucesso.

Ser psicóloga cognitiva comportamental envolve saber olhar para a consciência de maneira ampla e integral, com técnica e humanidade. Entendendo que a complexidade de seus problemas dizem respeito a um universo de vivências profundas que, na maioria das vezes, outro ser humano que não tem formação em Psicologia, não consegue validar.

O psicólogo da terapia cognitiva comportamental tem a responsabilidade de validar os sofrimentos psíquicos e então trabalhar com cada demanda trazida pelo cliente / paciente partindo do princípio do viés cognitivo, ou seja, da mudança de pensamento.

>>> Caso esteja precisando de atendimento psicológico em Foz do Iguaçu, entre em contato: (45) 99131-3177 ou por e-mail: michellya.ribeiro@gmail.com.

CRP Subsede Foz do Iguaçu

No CRP Subsede Foz do Iguaçu, você pode encontrar todas as informações que precisa referentes aos psicólogos em Foz do Iguaçu, que estão ativos. O CRP-PR (Conselho Regional de Psicologia) do Estado do Paraná é o órgão que zela pelo desenvolvimento das funções da Psicologia, cabendo-lhe estimular e fortalecer a relação entre Conselho, Psicólogas(os) e sociedade; formando, assim, uma rede comprometida com a cidadania, a solidariedade, a justiça e a saúde mental.