Fora Sarney!


Este vídeo ilustra bem a atual situação política. Na verdade, uma política que foge às regras de sua real definição implícita em “democracia”:

A etimologia da palavra Democracia significa dizer que o governo é do povo, ou seja, é o povo quem define quem ficará no poder ou como as coisas devem funcionar. A população participa ativamente da vida política, sendo a participação por meio de eleições, plebiscitos ou referendos.

Pode-se dizer que, no Brasil, existe democracia exclusivamente porque nas eleições, o povo escolhe prefeitos, vereadores, presidente, dentre outros; mas não se pode ter a certeza de que, na prática, as coisas funcionem assim: fraudes ocorrem quase que frequentemente e os eleitos geralmente não fazem por merecer o cargo. A maioria se envolve em corrupções por causa de um ego exacerbado e focado na ambição.

Analisando as origens da democracia, percebe-se que sua ideia já não era colocada em prática com toda plenitude. Foi desenvolvida em Atenas, uma das principais cidades da Grécia Antiga, mas nem todos podiam participar dessa tal democracia. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade.

Atualmente, existem duas formas de democracia: a direta e a indireta. Na democracia direta o povo escolhe o que é melhor por meio de plebiscitos, referendos, dentre outros e, apesar de não ser tão comum hoje em dia, temos um exemplo recente que foi o Plebiscito de 1993, cujo objetivo era definir o sistema político do Brasil: se República Presidencialista, República Parlamentarista ou Monarquia Parlamentarista. Já a democracia indireta é a mais comum e a adotada pelo Brasil, porque o povo participa por meio do voto, elegendo vereadores, prefeitos, presidente, entre outros; é também conhecida por democracia representativa.

Preciso dizer que isso não funciona no Brasil?

O caso “José Sarney” apenas escancarou o que já ocorria com frequência: o nepotismo.

Contatos:

(12) 9749-3912 / (12) 9104-6202 / (12) 8822-6263

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s