O Verdadeiro “Bonner”


No último dia 20/10, William Bonner concedeu uma entrevista ao programa da jornalista Marília Gabriela na GNT. Ele falou de sua vida profissional e afirmou, convicto, que estava ali apenas para mostrar que ele é uma pessoa comum. É um jornalista! Profissão, esta que, ao contrário do que muitos pensam, possui pouco glamour e muito labor. É por esse motivo que o editor-chefe do Jornal Nacional concede poucas entrevistas. Também porque, segundo ele, não gosta muito de “dar entrevistas”, e acredito que isto seja comum entre os jornalistas, considerando que os verdadeiros profissionais dessa área costumam ficar por trás das câmeras, e não aparecer frequentemente.

O papel do jornalista é informar com credibilidade e seriedade e, por isso, não deve ficar em evidência e, se isso ocorre, é porque existe algum problema. Algo não está se encaixando. O foco deve estar sempre no entrevistado. A exceção vale para quando esse profissional exerce alguma atividade de repercussão, como foi o caso de William que escreveu uma espécie de manual de telejornalismo, o livro “JN: modo de fazer”, que já se tornou referência nas principais faculdades do país.

Além da profissão, Bonner falou de algumas particularidades, como sua relação com Fátima Bernardes e mostrou, com isso, que uma vez Jornalista, sempre Jornalista! Esse profissional, quando exerce a profissão com ética e compromisso, leva tudo isso para a vida pessoal também. Da mesma forma que ele é sério na frente das câmeras, assim o é na vida pessoal, em família. Agora, posso dizer que ele se tornou um exemplo considerável, porque jornalista de verdade é aquele que não só critica as perversidades, erros de autoridades ou presta serviço à sociedade, mas é também uma pessoa que exerce sua cidadania com rigor e sem vacilar jamais, porque os olhos do povo estão voltados para ele, formador de opinião, que precisa dar exemplos de vida diariamente. A cobrança é grande e não é a toa que essa profissão é considerada como uma das mais estressantes do ranking.

Confira a entrevista na íntegra:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Contatos:

(12) 9749-3912 / (12) 9104-6202 / (12) 8822-6263

 

Anúncios