Parabéns, colegas Jornalistas!


Não pude me conter diante desta data tão significativa para mim e para todos os meus colegas jornalistas. Data esta que, com prazer, posso comemorar pela primeira vez e dizer: Sou jornalista por formação!  E, por isto, resolvi acrescentar um post muito especial.

Não quero ser nada poética, mas fui lembrada desta data quase esquecida, por uma colega de profissão que veio me falar no msn: “Parabéns, colega jornalista!”. Só me toquei depois de alguns minutos, mas pensei: Jornalistas, cadê vocês? Como se esquecer de uma data tão significativa para nós?!

Quem são os jornalistas de hoje ou de sempre? Foram os alunos do colegial de ontem que sonharam em mudar o mundo; são profissionais dispostos a transformar realidades, educar e criar memória; são profissionais sempre atentos com as irregularidades sociais e injustiças, sempre buscando mobilizar as atenções para que a justiça seja feita, já que não podem fazer ‘a justiça com as próprias mãos’, como ninguém pode. O jornalista é um ser humano desinibido, capaz de falar atrocidades quando lhe é permitido, porém, devido à prisão das linhas editoriais, sua única fuga acaba sendo o blog jornalístico que cresce de forma significativa na atualidade.

Convém lembrar que jornalismo e justiça caminham juntos, mas nem todos são fieis ao juramento que fizeram ao se formarem na graduação. Vale a pena recordar:

Juro: 

exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação; 

Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação;  

Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais, através da crítica e análise da sociedade, visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros”.

Mas, será que nós, jornalistas, cumprimos com o que prometemos? A verdade é que a imparcialidade já sabemos que é uma ilusão, considerando que somos indivíduos e humanos, ou seja, cheios de opiniões e ideias pré-definidas.

Apesar de tudo isso, algo que jamais devemos esquecer é do nosso compromisso com a sociedade em primeiro lugar, pois é ele que garante a nossa essência jornalística. É com isso que devemos estar, realmente, comprometidos!

Parabéns, jornalistas!

07 de abril de 2010

Contatos:
(12) 9749-3912 / (12) 9104-6202 / (12) 8822-6263 / (12) 8195-2908

Anúncios

Um comentário sobre “Parabéns, colegas Jornalistas!

  1. Oi Michelly,
    inicialmente parabéns para nós todos, jornalistas por formação.
    Bem lembrando por você: “considerando que somos indivíduos e humanos, ou seja, cheios de opiniões e ideias pré-definidas”.. como seremos imparciais? Difícil!
    Acredito, porém que existem jornalistas e jornalistas, e é isso que separa o joio do trigo, o profissional de oportunistas. Infelizmente, nessa profissão existem muitos aproveitadores, pessoas que querem tirar proveito de determinadas situações.
    Somos formadores de opinião, mas não podemos deixar a essência humana, e é aí, na minha opinião, que difere um bom profissional de um simples jornalista.

    Vamos aqui relembrar tudo o que aprendemos na faculdade, com nossos mestres, e manter na pratica pelo menos aquile sonho que tínhamos na ginásio, no colegial, na faculdade, afinal o dia – a – dia nos decepciona tanto, vamos “brigar” para informar, educar e transformar, creio que essa é a mudança que podemos fazer… ah, e eu tenho feito muito disso… mesmo antes de formada… e fico muito feliz por cada mudança que consigo realizar…
    beijos e sucesso sempre pra nós!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s