Jornalismo é isso!


Resolvi escrever hoje para rebater algumas questões expostas publicamente por um colega jornalista, que disse que jornalismo não é provocar os políticos para tapar os buracos das ruas. Pelo menos, foi essa a interpretação que tive do texto que publicou. Mas eu digo:

Jornalismo é SIM provocar as autoridades para taparem os buracos das ruas, solucionar questões relacionadas à saúde, ao não atendimento adequado da sociedade nos prontos socorros, à corrupção, dentre outras deturpações de leis não cumpridas ou injustiças cometidas. Porque a função do jornalista é informar, educar, criar memória e, principalmente, fiscalizar as ações do poder, promovendo a transformação social.

O jornalista que não sabe tudo isso de cor e não coloca nada disso em prática é, simplesmente, um mero “colunista social” que não entende o que é importante e relevante para a maioria da população; afinal, o compromisso maior do jornalista é com a sociedade e, por isso, deve saber muito bem o que priorizar como notícia, e daí, a sua responsabilidade.

Claro que o jornalista não deve nunca deixar de lado seu trabalho investigativo, mas isso, meus senhores, está em tudo isso que foi mencionado, desde a utilidade pública até as matérias mais elaboradas.

O jornalista verdadeiramente diplomado sabe muito bem disso, pois foi o que jurou no momento de sua colação de grau.

Jornalismo é também divulgar ações da prefeitura e da casa de leis. E isso é tão importante quanto qualquer outra informação, desde que se dê o devido valor à ela; mesmo porque, tudo depende da perspectiva com que se vê uma notícia. A forma como o jornalista aborda um fato depende exclusivamente da própria criatividade do profissional da informação.

Só para você saber:

“Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação.

Ouça esse texto, clicando aqui.

Até este post, meu blog já teve 5001 visitas. A média é de 54 visitas por dia.

Contatos:
(12) 9749-3912 / (12) 9104-6202 / (12) 8822-6263 / (12) 8195-2908

Anúncios

2 comentários sobre “Jornalismo é isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s