Seja Sustentável!


Falar de sustentabilidade nos dias atuais soa um pouco redundante porque já virou modismo. Tentar salvar o meio ambiente das catástrofes ambientais provocadas pelo próprio Homem virou clichê e deixou de ser uma atitude militante.

O Homem só se preocupa com o que provoca medo nele e, muitas vezes, pode ser tarde demais.

O que acompanhamos na mídia nos últimos dias são assuntos referentes ao tempo seco em todo o Brasil, desmatamento (a principal razão de emissão de poluentes no país). Na Europa, ouvimos dizer que a crise econômica colabora com a redução de emissão de poluentes na atmosfera, e o principal motivo é a queda na produção (as fábricas param).

Em se tratando de Estados Unidos, eles foram, durante algum tempo, bons exemplos no quesito ciência relacionada ao meio ambiente e, especificamente, à ecologia, aliás, ainda são, mas eles funcionam só na teoria, porque na prática falham muito, principalmente ao pensarem de forma quase que exclusiva na economia. A grande verdade é que todos temos um pouco de norte-americanos dentro de nós: pensamos somente em “nosso próprio umbigo”, deixando a coletividade de lado e, consequentemente, prejudicamos a natureza, que está nos pedindo socorro da forma mais alarmante possível e nós não damos a devida atenção.

Pensamos em comprar o carro mais sofisticado do ano e nos esquecemos que a tecnologia favorece mais a poluição do que a natureza; pensamos mais em relaxar no banho, em comer quantidades enormes de carne em churrascos e nos esquecemos que o meio ambiente precisa de economia e que a carne colabora com a emissão do gás metano, considerado o pior gás que existe, seja pelo abatimento do gado ou pela flatulência que a ingestão desse alimento causa em nós.

No Brasil, é difícil lidar com a questão da reciclagem do lixo. Poucas pessoas sabem da importância e da finalidade desta ação, bem como os benefícios que produz ao meio ambiente. O que fazer para reverter essa situação? O ideal seria investirmos na educação Ambiental, orientando as gerações futuras a fazerem tudo de forma correta, o contrário de nós. Mas isso seria uma solução para longo prazo. E para curto prazo? O que fazer?

Temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, desde evitar conduções que emitam gases poluentes até adquirir meios de utilizar energia renovável, melhorar nossos hábitos alimentares, andar mais de bicicleta ou a pé, plantar árvores sempre que puder, respeitar tanto a fauna quanto a flora, etc.

Ser sustentável significa buscar meios de suprir as necessidades atuais sem agredir o meio ambiente e nem as necessidades das próximas gerações.

 

2010 é o ano da Biodiversidade: O termo biodiversidade – ou diversidade biológica – descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.
A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas.
(Texto retirado do site da WWF Brasil – http://www.wwf.org.br)

E você? Está fazendo a sua parte? Nunca se esqueça de que a “poluição não tem fronteira”. O pouco que você fizer (a sua parte) já significa muito para o planeta.

Ouça esse texto, clicando aqui.

Confira o texto da Carta da Terra, clicando aqui.

Textos relacionados:

 “A Carne é forte!” – por Rosana Jatobá

Umidade do ar atinge nível crítico e preocupa alguns estados do Brasil

Seca no Norte pode interromper única ligação entre Acre e Rondônia

 Emissões de CO2 da UE caíram 7% em 2009 devido à crise econômica

Brasil e China firmam acordo para monitorar mudanças climáticas

Desmatamento e queimadas causam 75% das emissões de gás carbônico, diz IBGE

 

 Contatos:
(12) 9749-3912 / (12) 9104-6202 / (12) 8822-6263 / (12) 8195-2908

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s