Errar é preciso


Difícil dizer o que é certo e o que é errado, porque o que é certo depende do mundo em que se vive. Existe a ética, existem as leis; mas estas só são obedecidas se o indivíduo conhecê-las. A ética parte da consciência, e a consciência só existe a partir da cultura que se foi adquirida ao longo da vida e, dependendo do que o ser humano absorveu, ele não errará mesmo que a sociedade o julgue por determinada atitude. Para ele, o que fez  é certo, de acordo com o que sabe ser exato na realidade em que está inserido. Ele é ignorante para as leis da Terra, mas moralmente sabe o que é certo e o que é errado.

Porém, não podemos dizer jamais que a verdade é relativa. Mas, devemos entender que, principalmente no Brasil, as diferenças culturais são enormes e o analfabetismo funcional é crescente de forma quase que absurda.

Na verdade, se formos levar isto para o lado humano, vamos perceber que todos nós somos ignorantes em algumas coisas e doutores em outras.

O que eu quero dizer com tudo isso, para ser mais exata, é que independente do que seja, do que conhecemos ou desconhecemos; não basta apenas saber, mas absorver aquilo que sabemos, colocando em prática diariamente. No entanto, para que isso aconteça, é preciso acreditarmos piamente que aquilo é verdadeiro em nós, antes de passarmos adiante.

Não basta sabermos que fazer determinada coisa é ruim para nós ou errada para a humanidade, é preciso que entendamos e absorvemos toda a realidade daquilo e nos envolvermos com ela, a ponto de buscarmos uma verdadeira razão para sermos corretos. Pois quando não enxergamos nada disso, não somos capazes de nos envolvermos e, consequentemente, não botamos em prática. De nada vai adiantar também, um médico, um psicólogo, um familiar ou amigos tentarem nos abrir os olhos, se não estivermos devidamente preparados para encarar tudo o que querem nos passar. A vida, as experiências (boas ou ruins), o dia-a-dia, são os únicos capazes de nos levar a agir corretamente e absorvermos o que precisamos para sermos melhores. Isso tudo leva tempo, e cada um, possui um tempo diferente para crescer. Mas, até lá, precisamos errar, cair e nos machucar, podendo até sofrer. E é importante que ninguém nos impeça de cometer erros, porque são eles que determinarão nossa evolução e amadurecimento. E todo mundo passa por isso na vida e ninguém tem o direito de impedir essa natureza. Cada um tem o que merece.

Ouça esse texto, clicando aqui.

Contatos:
(12) 9749-3912 / (12) 9104-6202 / (12) 8822-6263 / (12) 8195-2908

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s