Educação Ambiental: base para a construção de uma sociedade sustentável


O papel da Educação Ambiental em um país deveria ser prioritário. Não existem incentivos para isso, tão pouco, exemplos práticos de como uma sociedade pode ser melhor se agir de forma sustentável.

O Brasil é um exemplo em questão de legislação ambiental, no entanto, há controversas. Por exemplo: aplicam-se medidas sustentáveis em empresas por mera questão de responsabilidade ambiental, algo obrigatório; mas o investimento em saneamento básico, algo essencial para o desenvolvimento de um país, está significativamente deficitário. Metade da população brasileira não possui condições dignas de saúde sanitária, o que é um direito comum.

De nada adianta ampliar o número de hospitais e pronto-socorros em uma cidade, se a população não pode ter uma estrutura física saudável para viver.

Pode-se dizer que o grande problema está na Educação. Como dizer o que é correto para o meio ambiente, se não se explica o motivo? Mudar também abruptamente uma cultura que está irregular há anos é uma tarefa complicada. No entanto, o investimento em Educação Ambiental é uma solução que a natureza agradece em longo prazo, e, por esse motivo, medidas práticas, como campanhas de incentivo ao consumo consciente, à reciclagem e reutilização de materiais e alimentos, se tornam eficazes em curto período, desde que haja divulgação e, principalmente, fiscalização para manter a ideia em andamento, além de explicações práticas dos “porquês”, principalmente na educação infantil, já que nenhuma criança obedece a uma determinação, se não souber dos reais motivos e benefícios que aquela atitude provocará.

Para que tudo isso aconteça, precisamos de ações promovidas pela comunicação ambiental, já que a população ignora essas questões e, por isso, não pode cobrar ações práticas do governo. Infelizmente, a população não é capaz de escolher um governo consciente, pois ela não é consciente das diretrizes de um país sustentável e a maioria da população é marginalizada. Porque tantos corruptos estão no poder? Porque essa maioria é sustentada ou subornada por esses corruptos que estão no poder e, por isso, eles são eleitos. A população marginalizada é comprada por ignorância.

Vejo, portanto, que a melhor solução parte dos comunicadores ambientais ou dos formadores de opinião com uma visão sustentável, em se tratando de medidas paliativas. É um processo lento, mas que trará retorno.

Os comunicadores podem ajudar com a Agenda 21, que é desconhecida para muitos. É um programa de ação, baseado em um documento de 40 capítulos, que constitui a tentativa de promover, mundialmente, um novo padrão de desenvolvimento, com métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Esse programa surgiu de ações promovidas pela Rio-92 (uma conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano realizada no Rio em 1992, que teve como principal tema a discussão sobre o desenvolvimento sustentável e sobre como reverter o atual processo de degradação ambiental) e foi ratificada por 179 países.

A Agenda 21 se torna uma solução viável justamente porque a comunidade pauta o governo, e essa comunidade é formada pelos comunicadores, professores, engenheiros, entre tantos outros que são conscientes da urgência que a natureza precisa para melhorar.

Medidas como o desenvolvimento de obras sociais voltadas ao meio ambiente, divulgação de programas ambientais pela mídia ou eventos escolares criativos, são exemplos de ações promovidas pela Agenda 21.

Um país como o Brasil, que segundo o IBGE, apresenta uma dimensão continental de 8.514.215,3 km2 e que não sabe aproveitar os recursos que possui em benefício de uma coletividade é um desperdício. Cabe a reflexão sobre o assunto e a conscientização da população para que saiba escolher, da melhor forma possível, seus governantes, procurando avaliar suas propostas e idéias relacionadas ao investimento em Educação Ambiental.

 Contatos:
(12) 9749-3912 / (12) 9104-6202 / (12) 8822-6263 / (12) 8195-2908

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s