O ano em que nasci


1988: Foi um ano em que muitas coisas já tinham estourado na mídia, muitas investigações obtiveram sucesso e muitas outras começavam. Era tanta pauta jornalística, para verdadeiros jornalistas, que me da até vontade (se fosse possível) de nascer alguns bons anos antes, só para sentir o verdadeiro jornalismo manual, a verdadeira vontade ferver pelas veias de quem nasceu para descobrir a verdade, transformar uma realidade e lutar para que a justiça seja feita nos mais variados setores da sociedade.

Mil novecentos e oitenta e oito foi o ano em que a Constituição da República Federativa do Brasil foi instaurada. Foi o ano em que, ainda, algumas vilas portuguesas como Gouveia, Loulé, Moura, Peniche, Tondela e Vila do Conde, foram elevadas a cidade. Organizações anti-apartheid faziam protestos na cidade do Cabo, na África do Sul. Teve início a formação do Mercosul por Brasil, Argentina e Uruguai. Um fato importante: a Assembleia Constituinte Brasileira aprova o mandato de cinco anos de Sarney. No consistório presidido pelo então papa João Paulo II, 25 cardeais são criados, sendo dois brasileiros. A nova Constituição é aprovada.Um desempregado brasileiro sequestra um Boeing 737, em protesto contra a política recessiva do então presidente José Sarney, mata o co-piloto e afirma que pretende jogar o avião sobre o Palácio do Planalto. É morto ao pousar em Goiânia. Amapá e Roraima deixam de ser territórios brasileiros e passam a ser Estados. É criado também o estado do Tocantins, desmembrado do estado de Goiás. Brasil e Argentina assinam o Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, que estipula um prazo para a criação de uma área de livre comércio entre os dois países. Acontece o primeiro ataque de um vírus de computador.

Em 1988, também morre Abelardo Barbosa, mais conhecido por Chacrinha. Morre também Ramón Valdez que interpretou o Seu Madruga do seriado mexicano Chaves e o seringueiro e ambientalista brasileiro, Chico Mendes é  assassinado na porta de sua casa. Deixou esposa (Ilzamar Mendes) e dois filhos pequenos (Sandino e Elenira) e rendeu uma excelente pauta para muitos jornalistas.

180 anos antes, a Família Real de Portugal vinha ao Brasil para promover uma verdadeira mudança psicológica, cultural, social e até econômica em um país, praticamente, virgem em exploração. Era uma época em que Brasil era colônia de Portugal e, podemos dizer que, a terra rica em minerais e frutas – tão admiradas pela corte que, até então, nada tinha visto de tão parecido – servia apenas de tapete vermelho para a passagem de quem se julgava da elite, inclusive os muitos que eram comprados pela corte com o único objetivo de ostentar um título real.

Nasci em um ano bissexto e ainda no século XX, mais precisamente no final – 1988 também não é um número primo e sua somatória equivale, na numerologia, ao número 8. Atravessei o século, quase sem saber. Neste ano, algo “amoleceu” o coração de José Sarney que indicou Irmã Dulce ao Prêmio Nobel da Paz. A Fundação Oscar Niemeyer foi criada. Na Espanha, acontece o segundo casamento de José Saramago com a jornalista espanhola, Pilar del Rio. Tem início as atividades da Opus Dei na República Dominicana. Mário Quintana publica “Porta Giratória” e Carlos Drummond de Andrade, “Poesia Errante”. Chico Buarque vence o Prêmio Shell de MPB. Várias cidades goianas foram criadas. Morre Henrique de Sousa Filho, mais conhecido por Henfil, que foi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro. Ele era hemofílico e, durante uma transfusão de sangue, acabou constraindo o vírus da Aids. Faleceu por conta de complicações de sua doença.

Três anos antes, em 1985, acontecia a primeira edição do Rock in Rio – daí a explicação para o nome do evento, que teve início no Rio de Janeiro e só depois repercutiu em várias outras cidades de outros países. É um festival que foi idealizado pelo empresário brasileiro, Roberto Medina. A primeira edição internacional foi em 2004, em Lisboa-Portugal. A próxima edição do Rock in Rio será neste ano de 2011, na capital carioca, local onde tudo começou, nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro.

Dezoito anos antes de eu nascer, em 1970, acontecia a Copa do Mundo no México. Era a nona edição desse torneio mundial e o primeiro disputado na América do Norte. Em um encontro de equipes que já haviam vencido a Copa por duas vezes, a final teve vitória do Brasil, de lavada, contra a Itália, por 4 a 1. Com isso, o Brasil se tornou a primeira equipe a ter o título de campeão mundial por três vezes. Na copa de 1986, o presidente José Sarney não aceitou que ocorresse no Brasil: a Colômbia seria sede, mas por problemas econômicos, a FIFA “passou a bola” para o Brasil, que recusou. Então, esta copa voltou a acontecer no México. Infelizmente, em 86, o título vai para a Argentina. O Brasil só voltou a ganhar em 1994, na 15ª Copa do Mundo, que ocorreu na Itália, quando eu já tinha 6 anos de idade. Jogou a final, novamente, contra a anfitriã, numa vitória que destacou Romário com seus cinco gols. Para aproveitar os festejos pela conquista histórica, a equipe decidiu homenagear o piloto brasileiro Ayrton Senna, que havia morrido dois meses antes num terrivel acidente numa corrida de Fórmula 1 realizada justamente na Itália. A homenagem veio no cartaz que dizia: “Senna, Aceleramos Juntos. O Tetra é Nosso“. Em 98, a França, que era anfitriã da Copa, derrotou o Brasil na Final, por 3 a 0, levando o título do Mundial. Mas, essa partida causou muitas polêmicas devido às convulsões de Ronaldo, que foi escalado por Zagallo, mesmo com esses problemas. Depois, em 2002, o Brasil conquistou seu quinto título, pela 17ª edição da Copa do Mundo, que aconteceu na Coreia do Sul e no Japão. O Brasil derrotou a Alemanha na Final. Nos dois posteriores Mundiais, de 2006 – que ocorreu na Alemanha – e de 2010 – que ocorreu na África do Sul – o Brasil não obteve êxito. Venceram Itália e Espanha, respectivamente. A última Copa foi histórica para a Espanha, que recebeu seu primeiro título, com destaque para Casillas. Agora, o Brasil luta para conquistar o Hexa em casa, na próxima Copa que será em 2014.

No ano em que nasci foi criado o primeiro código de ética da história da Medicina brasileira. Em 13 de abril de 2010, entrou em vigor o sexto Código de Ética Médica reconhecido no Brasil. Ainda em 1988, o governo dos EUA aceita a imigração de 30 mil crianças vietnamitas. Treze anos antes, a Guerra do Vietnã, que pode ser enquadrada no contexto histórico da Guerra Fria, teve um fim – havia começado em 1959. Coincidentemente, ela teve fim, justamente um ano depois da renúncia do então presidente dos EUA, Richard Nixon, que foi eleito em 1965, sucedendo Lyndon Johnson, e reeleito em 1972, mesmo com o estopim do caso Watergate, que o envolvia explícitamente em todas as investigações.  Segue a explicação do caso:

Em 18 de Junho de 1972, o jornal Washington Post noticiava na primeira página o assalto do dia anterior à sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate, na capital dos Estados Unidos. Durante a campanha eleitoral, cinco pessoas foram detidas quando tentavam fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata.

Bob Woodward e Carl Bernstein, dois repórteres do Washington Post, começaram a investigar o então já chamado caso Watergate. Durante muitos meses, os dois repórteres estabeleceram as ligações entre a Casa Branca e o assalto ao edifício de Watergate. Eles foram informados por uma pessoa conhecida apenas por Garganta profunda (Deep Throat) que revelou que o presidente sabia das operações ilegais. Richard Nixon foi o terceiro presidente dos Estados Unidos e teve de lidar com a Guerra do Vietnã.

Foi durante a campanha de 1972 , que o reelegeu, que se verificou o incidente na sede do Comitê Nacional Democrático. Durante a investigação oficial que se seguiu, foram apreendidas fitas gravadas que demonstravam que o presidente tinha conhecimento das operações ilegais contra a oposição. Em 9 de Agosto de 1974, quando várias provas já ligavam os atos de espionagem ao Partido Republicano, Nixon renunciou à presidência. Foi substituído pelo vice Gerald Ford, que assinou uma anistia, retirando-lhe as devidas responsabilidades legais perante qualquer infração que tivesse cometido.

Por muitos anos a identidade de “Garganta Profunda” foi desconhecida, até que em 31 de Maio de 2005 o ex-vice-presidente do FBI, W. Mark Felt, revelou que era o Garganta. Bob Woodward e Carl Bernstein confirmaram o fato.


—–

Ainda treze anos antes do meu nascimento, também ocorreu o assassinato bárbaro de Fernando Noronha, namorado de Iara Jamra, hoje atriz. Ele e mais dois amigos foram assassinados por policiais da Rota Ostensiva Tobias Aguiar (ROTA) da Polícia Militar de São Paulo. O caso ficou conhecido por Rota 66 e foi relatado, em detalhes, pelo jornalista Caco Barcellos em uma série de reportagens que, posteriormente, foram transformadas em livro. Infelizmente, na época eu nem sonhava em existir e tão pouco em ser jornalista. Mas, certamente, seria algo que eu gostaria muito de cobrir hoje. Um assunto muito bom para ser investigado.

No ano em que nasci, passa a ser obrigatório o cadastramento dos doadores de sangue. A Austrália celebra seu bicentenário. Morre o físico alemão Klaus Fuchs, que foi um espião que passou segredos nucleares para a União Soviética. Luxemburgo, Ucrânia,  Chile, Indonésia e Espanha assinam o Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio,  e os EUA e a Nova Zelândia o ratificam. É o ano que os coronéis assumem altos postos no governo e em batalhões. Casamento de Mike Tyson com Robin Givens. Marinha do Brasil adquire o Navio-Oceanográfico Antares da Inglaterra. Nos esportes, Taubaté vence o Corinthians, o Flamengo vence o Fluminense, o Fluminense vence o Flamengo, o Santos vence o Palmeiras, o São Paulo vence o Palmeiras e o Corinthians vence o Santos e o São Paulo.  Papa João Paulo II faz discurso para grupo de jornalistas alemães. Ubiratan Guimarães é promovido a Coronel da Polícia Militar. Ocorre greve geral no Panamá. O filme “O Último Imperador” ganha o Oscar de melhor filme. Morre a cantora Linda Batista. Foi retirado, para testes, um fragmento do Santo Sudário, que é uma peça de linho que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação.O Sudário está guardado na Catedral de Turim, na Itália, desde o século XIV.Pertenceu desde 1357 à casa de Saboia, que em 1983 o doou ao Vaticano.A peça é raramente exibida em público e a última exposição foi em 2010,  quando atraiu mais de 50 mil fiéis. Alguns acreditam ter sido o pano que cobriu Jesus Cristo, porém há rumores (documentários) que dizem que a imagem do pano é de Leonardo da Vinci, que queria eternizar sua imagem. Estudos mostram a semelhança da imagem com sua pintura famosa, a Monalisa. Acredita-se ainda que a pintura não seja de uma mulher, mas do próprio Da Vinci.

Em 1965, 23 anos antes, a Polícia Civil no Brasil cuidava de casos que hoje são tratados pela Polícia Militar e, com isso, inocentes eram presos. Apenas a partir da década de 70, que essa situação “mudou” (um pouco). Hoje, a polícia, de uma forma geral, não é bem paga e trabalha em meio a corrupções – cedendo ou não à tentação delas. A segurança, bem como a Educação não são pontos fortes de um país que luta pelo desenvolvimento desde a vinda da corte real portuguesa, em 1808.

No ano de 1988, foi declarado feriado o dia 13 de maio, então centenário da Abolição da Escravatura. A Itália e a Espanha se tornam membros da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Casamento do ator Tom Hanks com Rita Wilson (me faz lembrar da bola, companheira do ator no filme “Náufrago” de 2000 – se chamava Wilson). Lei brasileira dispõe sobre  instrumentos financeiros relativos à política industrial e outra lei autoriza a isenção ou redução de impostos na importação de bens.  Criação, no Brasil, da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Nova resolução do Conama (Instituto do Meio Ambiente do Brasil) (número 5) dispõe sobre o licenciamento ambiental de obras de saneamento.  Inauguração do Hospital Nipo-brasileiro em São Paulo/SP. O traficante colombiano, Carlos Lehder Rivas, é condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos. Ele foi um traficante de drogas colombiano. É filho de pai alemão e mãe colombiana, possuindo nacionalidade alemã. Foi co-fundador do Cartel de Medellín e um de seus mais importantes operadores, sendo considerado um dos traficantes colombianos mais importantes a serem capturados com sucesso nos Estados Unidos. Carlos Lehder transportava cocaína ilegalmente para os Estados Unidos em aviões a partir de uma ilha chamada Norman’s Cay, ao sul da Flórida, nas Bahamas. Foi capturado em 1987 e enviado aos Estados Unidos, sendo sentenciado à prisão perpétua, mais 135 anos. Em 1992, em um acordo para testemunhar contra Manuel Noriega, teve a pena reduzida para 55 anos.

É importante saber que 24 anos antes, em 1964, o Brasil sofreu um Golpe Militar de Estado, mais conhecido por Revolução de 1964. Este golpe encerrou o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros do Partido Trabalhista Nacional (PTN) à presidência, apoiado pela União Democrática Nacional (UDN). Jânio renunciou ao mandato no mesmo ano de sua posse (1961) e quem deveria substituí-lo automaticamente e assumir a Presidência era João Goulart, segundo a Constituição vigente à época, promulgada em 1946. Porém, este se encontrava em uma viagem diplomática na República Popular da China. Militantes então acusaram Jango de ser comunista e o impediram de assumir seu lugar como mandatário no regime presidencialista. Essa foi uma época de censura e quando a liberdade de expressão foi muito discutida entre jornalistas. Nos jornais, informações importantes relacionadas ao governo eram censuradas e, sobre elas, eram colocados textos de Camões, dentre outros poetas famosos internacionais e brasileiros.

O ano do meu nascimento também não fugiu das tragédias. Uma delas foi o acidente ferroviário em Paris, que ocasionou 57 vítimas. Coisas boas também ocorreram, como a canonização de diversos santos pelo mundo, por meio do então papa João Paulo II, que realizou também outros discursos para jornalistas, como o ocorrido na Bélgica em Julho. A religião Católica sempre em destaque. Ocorre também o lançamento do satélite SROSS-2. Fundação da Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino – Bangu I, no Rio de Janeiro/RJ. Polícia, na África do Sul invade campus de universidade e impede concerto em homenagem a Nelson Mandela. No Brasil, é fundada a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e ocorre fundações de várias lojas maçônicas.

E, no dia em que nasci, 15 de agosto, algumas coisas acontecem, como a publicação da Carta Apostólica do então papa João Paulo II, chamada de “Mulieris Dignitatem”, sobre a dignidade e a vocação da mulher, por ocasião do ano mariano católico. Um decreto regulamenta a Isenção do Imposto sobre produtos industrializados na aquisição de automóveis por pessoas portadoras de deficiência físico-paraplégica. Nesta data, enquanto eu nasço, morre o musicólogo alemão Hans Heinz Stuckenscmidt.

Enquanto nascia, comandava o Brasil o presidente José Sarney, um dos mais nefastos homens da História do Brasil, por conta de duas infelizes iniciativas, a de inaugurar a era dos planos miraculosos de combate à inflação e atribuir poderes constituintes ao Congresso. Tancredo Neves faleceu antes de tomar posse, cabendo ao atual senador, que na época era vice-presidente, José Sarney, tomar posse. Este passou a ser o primeiro presidente civil, no pós-ditadura. Governou de 1985 à 1990.

Alguns fatos ocorreram no dia 15 de agosto:

* Em 1969, o Festival de Woodstock.

* Em 1769, nasce Napoleão Bonaparte, imperador da França.

* Em 1815, nasce o santo italiano, Dom Bosco, fundador dos salesianos.

* Em 1884, a Academia de Medicina de Paris aprova o método Pasteur de cura da raiva.

* Em 1905, Argentina e Uruguai inauguram, com um empate em zero a zero em Buenos Aires, as partidas internacionais de futebol na América do Sul.

* Em 1909, o escritor Euclídes da Cunha morre em duelo no Rio de Janeiro com o cadete Dilermando de Assis.

* Em 1910, as inundações provocadas por um tufão no Japão deixam mais de 800 mortos.

* Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, ocorre o ataque aéreo alemão sobre Dover, Londres e Folkestone.

* Em 1921, morre o poeta brasileiro, Alfonsus de Guimaraens.

* Em 1938, o navio inglês “Queen Mary” conquista a faixa azul da travessia do Atlântico.

* Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, começa a batalha aérea da Inglaterra para combater a invasão alemã.

* Em 1945, com a derrota japonesa, anunciada pelo imperador Hiroito, termina a Segunda Guerra Mundial.

* Em 1947, a proclamação de independência da Índia divide a ex-colônia britânica em dois países: Índia, de maioria hindu, e Paquistão, com predominância muçulmana.

* Em 1948, uma Assembléia Constituinte, nascida durante as eleições na Coréia do Sul, proclama a República da Coréia.

* Em 1950, nasce Ana de Windsor, princesa da Inglaterra.

* Em 1960, após 82 anos de domínio britânico, o Chipre se proclama independente.

* Em 1972, morre Pierre Braseur, ator francês.

* Em 1975, em Bangladesh, o exército dá um golpe de Estado e o presidente Mujibur Rahman e seus familiares são fuzilados.

* Em 1981, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta a ópera Tristão e Isolda, encenada por Wolf Wagner, bisneto do compositor.

* Em 1991, o Comitê de Descolonização da ONU reafirma o direito de Porto Rico à livre determinação de independência.

* Em 1993, o civil Juan Carlos Wasmosy assume a presidência do Paraguai, após 39 anos de regimes militares.

* Em 1997, ocorre a segunda maior queda na história da Bolsa de Nova York, que perde 247 pontos. A Bolsa de Londres cai 125 pontos.

* Em 2001, um temporal de chuvas e vento no norte do Irã deixa mais de 500 mortos.

O que se comemora em 15 de agosto?

Além do meu aniversário, o dia 15 de agosto é dia dos solteiros. Achei o máximo isso! Mas, o que me entristece é pensar que esse deve ser meu carma, ser solteira para o resto da vida (risos). Também é dia de Nossa Senhora da Piedade, dia da Informática, dia da Assunção de Nossa Senhora e dia Nacional dos Clubes.

Informações adicionais:

Sou Leonina como a Madona, Daniela Mercury, Rufus Wainwright, Willen Dafoe, Daniel Radcliffe,  Jennifer Lopez,  cantor Leonardo, Kevin Spacey, Mick Jagger, Sandra Bullock, Antonio Ney Latorraca,  Sacha (filha da Xuxa),  Arnold  Schwarzenegger, Hilary Swank, Bruna Lombardi, Isabel Fillardis, Suzana Alves, Billy Bob Thornton, Adam Yauch, Geri Halliwell, Irene Ravache, Caetano Veloso, Charlize Theron, Vera Holtz, Dustin Hoffman, Preta Gil, Melanie Griffith, Antonio Banderas, Fafá de Belém, Fábio Assunção, Halle Berry, dentre outros.  Meu ascendente é Escorpião.

Algumas das características apontadas como relevantes do signo de Leão são:

 

São pessoas que precisam: De uma válvula de escape eficiente para seus arranques criativos. Gostam de reconhecimento público, ser apreciadas e encorajadas. De sossego para poder encarar um assunto de cada vez, pois muitos ao mesmo tempo as desnorteiam.

Na melhor das hipóteses são: Generosas e magnânimas, têm fortes princípios morais e se agarram a eles. Honestas e confiáveis, de bom coração e generosas. Infatigáveis quando interessadas no que estão fazendo, bem-humoradas, valentes e criativas.

Quando pensam são: Brilhantes e confiáveis, demonstrando uma superior força de vontade. Formam opiniões com bastante fundamento, e se fixam a elas durante muito tempo. Otimistas e entusiastas, com bastante bom senso e disciplina para realizar os pensamentos.

Quando agem são: Intrépidas e valentes, capazes de manter a cabeça fria em situações complicadas. Mãos-abertas, brincalhonas, com uma certa tendência à dramaticidade. Muito efusivas quando encontram alguém. Energéticas.

No trabalho são: Diligentes e eficientes, ambiciosas. Gostam de mandar, dar ordens, pois se encontram melhor na posição de autoridade. Por isso, sabem organizar o trabalho de outras pessoas, delegando poderes a elas. Seu ritmo de atividade inspira confiança.

Gostam: Esplendor e bajulações, desde que não exageradas ou insinceras. Prestígio e responsabilidade. Jogos, teatro, esportes, ensino. Ajudar pessoas que precisem delas. Entretenimento e mimos.

Detestam: Detalhes que considerem sem importância. Pessoas más e negativas. Insultos e comportamentos ambíguos ou cheios de segredos. Familiaridade imprópria. Fracasso, desistência. Ser ignoradas, ou que falem mal delas.

Socialmente são: Respeitadas, populares, e bem conhecidas pela hospitalidade que generosamente oferecem. De comportamento gregário, benevolentes, e muito mais sensíveis do que muita gente pensa. Gostam de crianças por perto.

No amor são: Fiéis, constantes e sinceras. Demonstram afeto abertamente, e se mantêm assim ao longo do tempo. Protetoras e dispostas a fazer de tudo pela pessoa que amam. De coração apaixonado, sofrem também de possessividade, podendo ser extremamente ciumentas.

Signos que teoricamente combinam: Áries, Sagitário e Aquário.

Signos que teoricamente não combinam: Escorpião, Peixes e Capricórnio.

As mulheres: Belas, altivas e generosas, possuidoras de grande encanto. Não precisam ser bonitas, pois agem como se o fossem. Apreciadoras do poder, constantemente dirigem a vida das pessoas com quem se relacionam. São muito corajosas, e mantêm a cabeça no lugar perante as adversidades, pois dessa forma adquirem brilho e respeito. Apreciam lugares refinados, e passear por lugares insólitos, assim como também a companhia de pessoas célebres e importantes. Atravessam a vida desejando desempenhar o papel principal desse filme que se chama existência.

Os homens: Atraem a atenção sem esforço aparente, por causa de um brilho que emana pelos olhos e pelas narinas. Escolhem a roupa cuidadosamente, para seduzir, para encantar e também para não ser espalhafatosos. Cuidam do corpo físico sem no entanto isso significar que vão ir além do estritamente necessário para fazê-lo. Gostam de ser bons anfitriões, mas não gostam de sentir-se usados. Se informam muito bem sobre tudo o que está acontecendo, para poder assim manter um bom nível de conversa com qualquer tipo de pessoa. São dominadores, e preferem manter a família por perto, ainda que os filhos sejam adultos.

—-

Independente da brincadeira que eu tenha feito agora no final deste imenso texto, gostaria de finalizar aqui  quão importante é conhecer nosso passado, principalmente, aquele que nos rodeia. Demorei algumas horas aqui para escrever este texto, porque me baseei, não somente em pesquisas na internet, como também em alguns livros que já li e/ou estou lendo.

Desejo que este texto seja capaz de inspirar muitos a procurarem informações a respeito de seu passado e, principalmente, muitos jornalistas a se tornarem verdadeiros detetives em suas profissões, como deve ser. Nossa história é repleta de acontecimentos marcantes, sejam eles positivos ou negativos. Muita coisa ainda merece ser investigada.

Contatos:
(12) 9749-3912 / (12) 9104-6202 / (12) 8822-6263 / (12) 8195-2908

Anúncios