Dinheiro pode trazer felicidade…



Muitos perguntam “dinheiro traz felicidade?”. Eu respondo: “Sim e não. Depende da situação, muito embora ele seja uma necessidade de sobrevivência”.

E o dinheiro, infelizmente, é uma necessidade. É necessário ter dinheiro para a saúde, educação, segurança – o que é contraditório, considerando que a lei é bem clara quanto a isso: temos o direito de ter educação, saúde e segurança, portanto, deveriam ser serviços gratuitos oferecidos pelo governo.

Mas, essa não é a realidade do Brasil. Como todas as leis que existem, esta também não funciona.

Digo que o dinheiro traz felicidade se considerarmos que uma pessoa muito bem alimentada, tem muito mais bom humor do que aquela que passa fome. A fome provoca o mau-humor porque faz com que o açúcar no sangue caia. Por esse motivo é que muita gente ignora as pessoas que ficam deitadas nas ruas pedindo dinheiro. Elas precisam dele pelo menos para sobreviverem. Muitos até agem com violência, mas é o humor deles que está afetado. Deixo claro que não estou justificando um erro pelo outro. Não há justificativas para agressões, mas há explicações biológicas!

A violência está envolvida não só pela ignorância, mas principalmente, pela fome. Já me manifestei várias vezes aqui em relação a isso. O governo tem um papel muito importante, mas não faz a sua parte por completo. Prefere deixar o povo ignorante a dar-lhe educação. Mas, não existe a percepção ampla de que a ignorância gera desempregos, o que leva à pobreza e, consequentemente, à fome e violência. Está tudo interligado e é um ciclo vicioso.

O dinheiro traz felicidade sim porque além do bom-humor provocado pela saciedade, ele também compra a segurança das casas, os passeios em momentos de lazer; e todos nós sabemos que viver só de trabalho não é humanamente possível. Todos precisamos dar risadas, sair, distrair.

O dinheiro traz felicidade porque promove grandes eventos em prol de pessoas necessitadas – que talvez nem estivessem passando necessidades se o governo olhasse mais para elas.

O dinheiro traz felicidade porque compra as novidades que o comércio oferece, também para ganhar mais dinheiro. O dinheiro traz felicidade porque não deixa quem o possui passar vontade e entrar em uma melancolia que precede a depressão.

O dinheiro traz felicidade porque se você o possui, não liga de gastar para você e para os outros (alguns ligam, mas estes não vêm ao caso). O dinheiro traz felicidade porque, com ele, você não se priva das coisas que gosta para economizar. Lembrando que é preciso ter limites sempre. estou apenas falando de pequenos prazeres que não se pode ter por não possuir o essencial para viver e ser feliz.

O dinheiro traz felicidade porque te leva a shows, te proporciona intensas emoções e te faz conhecer o mundo.

O dinheiro traz felicidade para quem sabe aproveitá-lo com saúde e da melhor forma possível, para quem não pensa que ele compra sentimentos, mas prazeres necessários e necessidades básicas de sobrevivência. O dinheiro traz felicidade para quem tem um emprego onde está devidamente feliz e sabe que tem todos os seus direitos de cidadão mantidos e, no final do mês, terá seu dinheiro justo, conquistado pelo suor de sua batalha.

O dinheiro traz felicidade porque o bom humor está garantido e não há nada pior nesse mundo do que passar fome.

Que o governo se volte mais para as pessoas que estão passando vontade, que estão jogadas nas ruas e que são julgadas por atos de fúria, quando na verdade, se trata de ações provocadas pela fome. O corpo luta para sobreviver. É a preservação da vida em movimento.

A África é um local onde assistimos constantemente a luta pela vida provocada pela fome. As pessoas brigam, como animais, para conseguirem o mínimo: um pedaço de pão.

Pudemos assistir a um episódio recente em Porto Príncipe, no Haiti, quando aquela população esperava ansiosa pela chegada dos alimentos (que não havia para todos) vindos de todo o mundo, inclusive do Brasil. E a briga era intensa para se poder chegar antes e garantir o remédio contra o mau-humor.

Existem muitos países em situações piores que o Brasil, mas não podemos cruzar nossos braços e permitir que a pobreza se instale e que a fome seja uma constante. O governo precisa agir e nós precisamos ser mais conscientes em nossa vida política.

Quando falo de dinheiro, não me refiro aos bens materiais que ele pode comprar e muito menos estou fazendo apologia ao consumismo. Me refiro à felicidade que ele pode trazer, principalmente, para quem passa fome, para quem não tem onde viver e para quem não tem acesso à tudo aquilo que os afortunados possuem.

O lazer deveria oferecer opções não somente aos milhonários que esbanjam dinheiro e não se incomodam em desperdiçar, mas aos desafortunados. Ou melhor, deveriam existir alternativas de lazer gratuito, com acessibilidade para todos, sem distinção; ou até mesmo viagens internacionais que possam ser pagas por todos, também sem distinção.

O dinheiro traz felicidade, porque está relacionado à tranquilidade que proporciona para quem tem a certeza de que terá suas contas pagas, que não ficará devendo e que sempre terá condições de melhorar financeiramente.

É dessa felicidade que estou falando.

Posso estar sendo polêmica nessas minhas manifestações. Sei que existem inúmeras pessoas em situações de miséria que são felizes porque vivem como podem e que, com o mínimo que possuem, fazem coisas grandiosas. Mas, deveria haver igualdade entre todos. Não deveria existir tantas distorções de condições. Vocês não acham?

Por que permitir que uma minoria possua tanto e uma minoria (justa) possua tão pouco e viva em condições tão deploráveis?

O dinheiro não compra o carinho, a amizade, momentos de amor, remédio para a saudade ou a perda de um ente querido. Jamais! Mas, pode comprar a possibilidade de uma viagem que proporciona reencontros, por exemplo!

Pense nisso!

Se formos ainda mais a fundo, “o dinheiro compra tudo”, infelizmente e principalmente, no Brasil!

Dinheiro faz falta e a verdade é que dependemos dele para viver…


(Apesar dos erros de português que encontrei neste vídeo, o que vale é a intenção dele)

Contatos:
(12) 9749-3912 / (12) 9104-6202 / (12) 8822-6263 / (12) 8195-2908
Contato em SP:
(11) 7343-3177

Anúncios

Um comentário sobre “Dinheiro pode trazer felicidade…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s