Flexibilidade: nova regra para o sucesso



“Na década de 1990, o sentimento de fidelidade permanente a uma empresa foi substituído por outro, o de utilidade mútua”, diz o consultor Max Geringer. “Mudar de emprego, que era visto como algo vergonhoso (ter três empregos em dez anos era chamado de ‘sujar a carteira profissional’), passou a ser a nova regra”. A estabilidade foi substituída pela busca de oportunidades. Primeiro, dentro das empresas. Mas, num segundo momento, também fora.

(Trecho da Revista Época, Editora Globo, ed. 416, 8 de maio de 2006).

Flexibilidade, hoje, é sinônimo de experiência porque é exatamente quando passamos pela dificuldade que podemos perceber claramente nossa capacidade de sairmos dela e mostrar para nós mesmos quão capazes somos de nos reerguer em qualquer atividade na qual possamos mostrar nossas habilidades.

É exatamente quando caímos e sentimos a estranha necessidade de levantar, que descobrimos coisas maravilhosas a nosso respeito. Podemos fazer coisas inimagináveis com o simples fato de estarmos motivados. E estar motivado significa querer progredir, e isso, certamente, todos nós queremos.

Quando nos deparamos com profissões diferentes ao longo da vida, adquirimos experiências inigualáveis e, consequentemente, conhecemos pessoas e culturas diversificadas. Ganhamos desenvoltura, conhecimento de mundo, dinamismo, proatividade, criatividade, presteza. Tudo isso com o simples fato de não termos ficado presos a um trabalho específico, como se estivéssemos acorrentados a ele, como se fosse a “Caverna de Platão“.

Não estou dizendo que não há lógica em mantermos um mesmo emprego por longos anos, apenas estou afirmando que variar sempre que necessário – dentro ou fora do mesmo emprego e/ou profissão – nos garante mais experiência e conhecimento de múltiplas características funcionais e isso faz do profissional, alguém capaz de entender o funcionamento de tudo, compreender o caos e solucionar problemas com uma maior rapidez.

Conhecer, experimentar, mudar, criar nunca é demais! Isso é flexibilidade, domínio de si próprio e amadurecimento das capacidades mentais e intelectuais.

É na derrota que se descobre a capacidade da vitória. Por isso, cada nova oportunidade significa uma enorme experiência.

Apenas entenda que mudar é preciso sempre, e o conhecimento é, hoje, uma necessidade.

Contatos:
(12) 9749-3912 / (12) 9104-6202 / (12) 8822-6263 / (12) 8195-2908
Contato em SP:
(11) 7343-3177

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s