…2012 se foi e o mundo não acabou. Que venha 2013!


2012E aí, 2012, foi bom pra você?

Esbanjou alegrias nas Olimpíadas, e, apesar de não ter obtido tantos resultados felizes, o país do verde e amarelo bateu recordes em medalhas. Ainda nos esportes, viu o Corinthians ser campeão da Libertadores e Bicampeão Mundial. E, por falar de coisas importantes, o Brasil viu a política fazendo “justiça” pela primeira vez e ainda sob o comando do PT. Dessa forma, a prisão dos verdadeiros ladrões do povo pôde ser colocada em pauta.

Mas, o melhor país do mundo não teve só momentos de alegria. Perdeu alguns dos grandes nomes, como Hebe Camargo, Oscar Niemeyer, Chico Anysio, Millôr Fernandes, Marcos Paulo, Regina Dourado, Marly Bueno, Wando, Joelmir Beting, Tinoco (Tonico & Tinoco), João Mineiro (João Mineiro & Marciano), Dicró,  e Dona Canô, a mãe de Caetano Veloso e Maria Bethanea – na noite de Natal.

Além destas pessoas que fizeram história no Brasil, também perdeu nomes reconhecidos mundialmente, como Whitney Houston, Robin Gibb, Sylvia Kristel, Etta James, Michael Clarke Duncan, Neil Armstrong, Tony Scott e Eduard Khil.

Alguns fatos que abalaram o país e o mundo também marcaram o ano de 2012, como o desabamento de prédios no centro do Rio de Janeiro que causou 17 mortes; a greve dos policiais em Salvador seguida de mortes; Aeroportos Guarulhos Viracopos e Brasília foram leiloados; Lindemberg foi condenado a 98 anos de prisão pela morte de Eloá; tumulto durante apuração do Carnaval em São Paulo acabou com a festa paulistana; Anvisa instituiu o teste de qualidade para silicone; trio foi preso suspeito de usar carne humana em salgados; STF decidiu que não é crime o aborto de fetos anencéfalos; governo brasileiro mudou rendimento da poupança para baixar juros; fotos de Carolina Dieckmann nuas vazaram na internet e invasão de computador passou a ser crime, levando o nome da artista; greve em universidades federais deixou alunos 4 meses sem aulas; ações da rede social Facebook estreiaram na bolsa Nasdaq, esposa (Elize) matou marido (Marcos Matsunaga) e esquartejou corpo – admitiu o crime; governo reduziu IPI dos carros; Rio+20 fez documento possível sobre sustentabilidade; STF condenou 25 dos 37 réus do mensalão; robô pousou em Marte e iniciou exploração; cientistas descobriram a “partícula de Deus”; governo sancionou a lei que garante 50% das vagas para cotas; seis jovens foram mortos em chacina na Baixada Fluminense; “50 tons de cinza” é o livro mais vendido do ano; psy coreano conquistou o mundo com o hit Gangnam Style pelo Youtube; apagões em série deixaram milhões no escuro no Nordeste do Brasil; cabo Bruno foi assassinado um mês após ganhar liberdade; Ficha Limpa barrou candidatos nas eleições 2012 no Brasil; Hugo Chávez se reelegeu na Venezuela e descobriu um câncer; Congresso aprovou e Dilma sancionou o novo Código Florestal; brasileira leiloou virgindade por R$1,5 milhão; crise na Europa aumentou e desemprego bateu recorde; tempestade Sandy matou 110 pessoas e causou destruições nos EUA; Obama foi reeleito o presidente dos EUA; Dilma vetou artigo que reduzia royalties a estados produtores; ação da Rota deflagrou onda de violência em São Paulo; Nordeste enfrentou a pior seca dos últimos anos; juíza adiou júri do goleiro Bruno e Macarrão foi condenado a 15 anos de prisão; Gol anunciou fim da Webjet e demitiu 850 funcionários; PF desmontou esquema de corrupção em órgãos federais; juros do crédito atingiram menor valor em 18 anos; ONU reconheceu a Palestina como Estado e pressionou Israel; atirador Adam Lanza matou 26 pessoas em escola primária nos EUA.

Um fato memorável e não menos importante foi a recuperação do cantor Pedro (Pedro & Tiago – filho do cantor Leonardo), que sofreu um trágico acidente de carro e, depois de um longo processo de passagens por vários hospitais, chegando a São Paulo com pressão sanguínea medindo Zero, ele teve sua recuperação considerada pelos médicos como um milagre.

E o Reino Unido também anunciou em 2012 que terá um novo herdeiro (a): Kate Middleton, mulher do príncipe William, está grávida. No Brasil, a modelo Gisele Bündchen tem seu segundo filho, uma menina chamada Vivian Lake.

E, por fim, o mundo não acabou. Festas e eventos comemorativos ao fim do mundo ocorreram às vésperas do dia 21 de dezembro de 2012, data do fim do calendário Maia, muitas pessoas se refugiaram na cidade considerada como “a protegida de tudo”, Alto do Paraíso/GO, e o mundo definitivamente não acabou.

O mundo não acabou, mas 2012, sim!

Agora, o que foi feito por mim e por você no meio disso tudo?

Nós somos toda a diferença para mudar o que enxergamos como errado e mantermos o certo no lugar onde pertence. Nossa diferença nós fazemos quando votamos nas eleições, quando lutamos por algum ideal ou quando decidimos mudar nossas atitudes porque os resultados não são os esperados.

Fazemos a diferença quando decidimos olhar para nós mesmos para enxergar nossas mudanças, nossas evoluções; quando percebemos que mudamos muito, e para melhor.

Desejo que em 2013 possamos fazer a diferença em nossas vidas e nas vidas que nos rodeiam, que possamos enxergar no outro um pouco de nós e, dessa forma, agirmos com mais cautela antes de tomarmos qualquer decisão, ou, principalmente, antes de proferirmos qualquer palavra que possa ferir algum coração.

Que em 2013, nós possamos olhar mais para a alma do outro do que para a capa que veste um sentimento. Que possamos ser a sustentação do amor, da amizade, e a felicidade de quem olha.

Que em 2013 nos doemos mais a fim de  nos abrirmos para a leveza da sinceridade; que a nossa atmosfera se extenda para o universo coberta de paz e alegria, que nossos corações sejam sustentáculos de gratidão, e nossos olhos, a certeza da felicidade.

Feliz Ano Novo!

Retrospectivas:

Reflexões para 2013:

============//==============

RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

Contato:
(11) 97343-3177

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s