Mais respeito, por favor!


santamariaUm amigo meu publicou um comentário super sem noção, que eu abominei, me revoltei e até fui um pouco grossa com ele por conta disso.

Ele se referiu à tragédia de Santa Maria, no sul do Brasil, como sendo algo “merecido”, por conta de alguns poucos comentários feitos por gaúchos em relação à seca do Nordeste que, segundo esse meu amigo, disseram estar pouco se importando com o que acontece por lá.

Primeiro, uma situação não tem nada a ver com a outra. Segundo, não é justo comparar uma tragédia com a outra ou a dor de uns em relação à dor de outros. Terceiro, não é justo e muito menos certo condenar todos por causa da opinião de alguns. Respeito é bom e todo mundo gosta. Mesmo porque condenar a todos por algo que poucos ou alguns fizeram, chega a ser crime, na minha opinião, porque é o mesmo que dizer que todos são iguais por pensarem igual em um país onde todos são diferentes com tantas divergências culturais e de pensamento.

Vamos parar por aqui, não é? Uma coisa é eu respeitar a opinião que o outro tem, outra coisa é eu aceitar uma injustiça como essa!

Me revoltei sim! E não perdi a razão por ter me alterado, porque o respeito tem fundamento, mas a ausência dele, não.

Demonstrar solidariedade é o mesmo que ser empático e verdadeiramente humano. E, em um momento como esse, não é certo procurarmos culpados ou nos justificarmos para termos razão.

É o momento de abaixarmos a crista e dizer “eu compreendo”, “eu respeito”, “eu ajudo”. É óbvio que nenhum acidente e/ou tragédia acontece sem uma sequência interminável de incidentes. No caso do Nordeste, não há culpados porque é um fenômeno natural. No entanto, até podemos achar culpados, mas não é uma única pessoa. É o mundo, que não coopera com o meio ambiente, pensando sempre em seu próprio umbigo. Mas, não há culpados diretos.

No caso da tragédia de Santa Maria, podemos dizer que o estabelecimento não tinha segurança alguma, os seguranças foram negligentes, e a falta de inspeção e a superlotação do local colaborou com as mais de 200 mortes e sofrimento de diversas famílias e amigos. Talvez, o único lado positivo dessa história sejam as melhoras que vão ocorrer nesse tipo de ambiente, com uma maior e melhor fiscalização em todo o Brasil. Infelizmente, é dessa forma que as coisas começam a funcionar por aqui.

Muitos lá, estavam no local somente para se divertir, comemorar algum evento importante ou simplesmente para passar o tempo. Vamos pensar em quantos lá não tinham depressão e foram estimulados a sair pelos amigos, ou quantos lá não estavam comemorando um momento de conquista como a promoção em um emprego ou até a conquista de mais uma etapa: o vestibular e a inserção na vida acadêmica. Não temos como saber, não temos como julgá-los, não temos porquê condená-los. Acidentes acontecem, muito embora possam ser evitados.

Sabemos que nada acontece por acaso, mas vamos respeitar, porque seria muito difícil para você se estivesse no lugar deles.

Uma tragédia com repercussão internacional em que mais de 200 morrem em um mesmo local não é sensacionalismo! Me desculpe, amigo.

Leia mais:

Tragédia em boate de Santa Maria é terceira mais fatal da história
Após tragédia em Santa Maria, Planeta Atlântida é cancelado

Contatos:
(11) 97343-3177
SKYPE: michelly.antunes.ribeiro

Anúncios

Um comentário sobre “Mais respeito, por favor!

  1. Realmente infeliz o comentario, principalmente se tratando de uma tragedia onde 231 vidas foram retiradas, jovens estudantes que apenas queriam se divertir e foram pegos de surpresa por uma irresponsabilidade que gerou tamanha fatalidade. Que Deus conforte as familias e tenha pena de quem faça comentarios como do seu amigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s