Quando Vênus se encontra com a Lua…


luavenus

Foto de Danilo de Paula (Guaratinguetá/SP).

Não. Eu não olhei para o céu esta noite. Descobri o belo encontro da Lua com Vênus pela internet e entendi o motivo da minha nostalgia repentina. De repente, me lembrei do filme “Melancholia“, que conta a transformação da Terra com a aproximação do planeta em questão que dá nome ao trabalho cinematográfico.

Mas, o mundo não vai ter o fim dramático contado no filme!

Segundo a matéria divulgada no site Terra, quem não viu o espetáculo hoje, poderá ver amanhã.

O astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica (OBA), lembra também que há outro astro sendo observado no céu noturno. “Desde o mês passado, temos visto Saturno transitar pelo nosso céu. E no domingo, ele estará a cerca de 10 graus acima de Vênus e da Lua, quase em linha com Spica”, diz.

Os professores orientam os curiosos a olharem novamente para a mesma região ao anoitecer do dia seguinte. De baixo para cima, será possível observar a estrela Espiga, Vênus, a Lua e, finalmente, o planeta Saturno. “Veja quanto ela ‘caminhou’ no céu por causa de sua translação em torno da Terra”, sugere Canalle“. (Publicado em 8 de setembro de 2013, às 7h13).

O curioso é que, sem saber de tudo isso, no final da tarde de hoje, me perdi em minhas lembranças de um passado bom que ficou lá atrás, ou há algumas horas de onde moro atualmente. E, como lembrar é reviver, acabei nostálgica.

Por mais que nos motivemos a viver tudo intensamente, é impossível nos libertarmos das influências de nosso passado, porque, para sermos quem somos, precisamos dele como referência para o presente e o futuro. Nossas escolhas, hoje, determinam o que fomos no passado.

Pode parecer um tanto prático, objetivo e até insensível, mas somos aquilo que já fomos um dia, de uma forma melhorada (desde que nos empenhemos a aprender com nossos erros).

Analisando a situação do planeta Vênus, também conhecido como Estrela D’Alva, em conjunção com a Lua Crescente, me faz refletir sobre o simbolismo dessa Estrela considerada como musa inspiradora para os corações mais sonhadores, e a Lua Crescente representando a mudança ou o início de alguma transformação. Se formos mais adiante, na mitologia, Vênus era considerada como a deusa do amor.

Saturno também se mescla e completa a beleza vista a partir de amanhã. Na mitologia romana, Saturno é um deus do tempo equivalente ao grego Cronos. É um dos titãs, filho do Céu e da Terra. Com uma foice dada por sua mãe, mutilou o pai, Urano, tomando o poder entre os deuses.

Expulso do céu por seu filho Júpiter (Zeus), refugiou-se no Lácio. Lá exerceu a soberania e fez reinar a idade do ouro, cheia de paz e abundância, tendo ensinado aos homens a agricultura. Em Lácio, criou uma família e uma conduta novas, vindo a ser pai de Pico.

Fazendo uma analogia, podemos dizer que a Lua, Vênus e Saturno nos sinalizam a necessidade de mudanças, crescimento, mas também uma ordenação em nossas vidas a fim de que não cometamos os mesmos erros do passado, quando a comodidade resolver tomar conta novamente, no exato momento em que nos sentirmos seguros de nossa situação.

Não precisei entender de esoterismo para interpretar, e muito menos de astronomia. Segui apenas conhecimentos fáceis de serem acessados. Porém, faço uma complementação: observe a beleza desse fenômeno com os olhos do coração, e procure entender o que a natureza quer te dizer.

Você não precisa ser científico e nem rude demais, usando de frieza para seguir a vida. Seja doce e sereno quando puder, para que possa entrar em sua alma com o intuito de se deparar com a cura para as mais variadas dores mentais. Tudo isso porque a resposta está sempre dentro de você. Silencie para escutar o que sua alma tem a dizer.

Mudança significa olhar para trás e entender que faz parte do seu passado. Se é lá que está, é porque você já não precisa mais. Acontece muito com o amor. Ele pode ter sido real enquanto durou, e pode até ser revivido quando ‘cutucado’ pelo bombardeio de emoções, mas a verdade é que, se ele não se concretiza, significa que não há conexão ou química capaz de sustentar a magia de suas idealizações.

É importante perceber isso porque temos aquilo que merecemos e precisamos, e não exatamente aquilo que queremos. Precisamos aceitar as circunstâncias impostas pela Vida, não porque “Deus quis assim”, mas porque escolhemos esse caminho para seguir de forma, muitas vezes, inconsciente, atraindo para nós, tudo aquilo que precisamos para amadurecer a fim de que sejamos bem mais felizes.

Seguindo a ordem cronológica do fenômeno observado por todo o mundo, podemos entender que precisamos, depois de termos vivido, sofrido e entendido; crescer / amadurecer, mudar e organizar nossas vidas.

Aceitar as circunstâncias também faz parte da evolução. Entender que nada nos acontece por acaso é mais do que uma religião, mas uma filosofia de vida. Não temos alguém predestinado a nós, mas podemos nos conhecer e amar profundamente, para atrairmos pessoas capazes de nos complementar de corpo e alma. Você é aquilo que transmite, porque a Vida é um Espelho que insiste em nos mostrar verdades, toda vez que as dores da alma nos cegam. A frase de Caetano “Narciso acha feio o que não é espelho” declara a dor mostrando uma verdade. O que não nos serve mais, nos machuca; e indica o momento do desapego e da renovação, ou, deixar ir para que entre somente aquilo de que precisamos.

Dessa forma, no momento certo, tudo se fundirá em nossas vidas nos intuindo para o que há de melhor; e todas as sensações de paz e felicidade que sempre procuramos inconscientemente em coisas superficiais, frutos de nossas ilusões, que aconteciam por sermos sempre muito apressados ou ansiosos.

Nada é por acaso. Confie!

Contatos:
(11) 97343-3177
SKYPE: michelly.antunes.ribeiro


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s