Estrelas do meu céu


Primeiramente, posto este vídeo como complemento ao texto que escrevi anteriormente, e aproveito para introduzir o assunto: amizade.

Os meus verdadeiros amigos de longa data, certamente, sabem o quanto eu não consigo separar essas duas coisas (amor e amizade), justamente, porque acredito que haja uma ligação entre esses dois sentimentos (ou momentos). Um não existe sem o outro, e essa é uma situação que poucos conseguem entender, porque não conseguem aceitar o desapego emocional, justamente por falta de independência nesse âmbito.

Ou seja, o Flávio Gikovate resumiu esse contexto e ainda me instigou a querer entrevista-lo um dia a respeito desse e outros muitos assuntos. Ele seria um exemplo de amigo com quem gostaria de conversar por longas horas!

Escrever sobre isso me leva a refletir sobre muitas coisas. Uma delas é a maneira como as pessoas são “colocadas” em nossas vidas. De tal forma que chegamos a pensar que é obra de algo superior. Algo do gênero passa por nossas mentes: “Como podemos conversar por longas horas com algumas pessoas e ainda termos assunto?“, “Temos muitas coisas em comum“, “Me sinto bem ao lado dessa pessoa“, e por aí vai.

Há quem chame de anjos, eu chamo de almas afins. Um dia, ainda neste blog, escrevi um texto com esse título (Almas Afins), me referindo justamente a almas que se reencontram ao longo de muitas vidas para ficarem juntas nesta, com o intuito de evoluírem dentro de um relacionamento amoroso ou não. É uma situação diferente, mas nem tanto! Penso que temos muitas almas afins e, dentre elas, escolhemos aquela com quem temos uma afinidade maior e capaz de nos fazer querer construir coisas ainda maiores e profundas no futuro, começando agora.

A amizade se constrói por meio de afinidades, que nos ajudam a ser melhores do que somos e a expandirmos nossa capacidade de doar nossas qualidades, que são infinitas, e que nem conseguimos imaginar, muitas vezes, a dimensão.

A amizade nasce a partir de uma conversa acolhedora, de uma expressão empática de carinho, de um ato solidário, de uma disposição para ser inteiro para o outro, de um cuidado, de uma pamigosalavra de conforto. A amizade acontece com uma sequência de atitudes sinceras, as quais conquistam uma confiança ímpar, que garante o desapego, a lealdade, a cumplicidade, a sincronia. É aí que vejo nascer o amor, porque essa é a descrição das qualidades desse sentimento, que pode ser multiplicado e vivido de muitas maneiras. Na amizade, ora sou ouvido, ora me calo; e essa troca não exige cobranças.

A amizade resolve quase tudo com um abraço. O amor, com um beijo. Talvez essa seja a única diferença que separa esses dois sentimentos no que tange o sentido literal e físico dessas definições, porém, ambos se sustentam com a convivência, a cumplicidade, o diálogo. E mesmo que, por algum motivo, haja separação, o sentimento fica latente, e recomeça exatamente de onde parou. Artur de Távora chamou isso de Afinidade, em um de seus textos. Para mim, faz parte do mesmo kit: amizade + amor.

A verdade é que o que movimenta a vida são as relações que construímos. São elas que nos permitem ser quem realmente somos. A partir delas, nos desligamos de nós a fim de vivermos a essência do outro, com o intuito de ajudar, compartilhar, dividir, somar e multiplicar. São contas básicas, mas que às vezes nos desnorteiam pelo excesso de pensamentos individualistas, os quais insistem em nos invadir em momentos de crise.

Hoje, tenho muitos amigos. E, descubro com cada um deles, a minha capacidade de expansão através da minha essência, repleta de carinho, que transfiro como gratificação. São estrelas no meu céu, as quais insisto em buscar.

O ser humano tem até de experimentar o amor, para que compreenda bem o que é a amizade.” (Sébastien-Roch Chamfort)

Amizade: casamento de dois seres que não podem dormir juntos.” (Jules Renard)

Contatos:
(11) 97343-3177
SKYPE: michelly.antunes.ribeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s