Como seduzir sem manipular?

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você quiser dominar a arte da sedução, vai encontrar diversos artigos, sites e vídeos na internet falando a respeito do tema. Mas, te digo uma coisa: saber como seduzir sem manipular é um desafio para poucos. E aqueles que conseguirem dominar essa habilidade sairão na frente.

Não é simples saber como seduzir sem manipular, justamente pelo fato de que a tendência é você pender para a manipulação, principalmente quando se trata daquelas pessoas que possuem dificuldades em seus relacionamentos ou inseguranças. Exato! Isso mesmo! Os grandes manipuladores são exímios na arte da sedução, porém, extremamente inseguros.

Sabe quando você não sabe como se aproximar de um rapaz em uma balada e resolve jogar o cabelo para o lado, usando um olhar 43 para fazê-lo entender que está afim para que então ele se aproxime? Então, isso também é sedução.

Sabe quando você não sabe como pedir algo para sua mãe e faz aquela cara de cachorro sem dono, ou começa a amolecer se oferecendo para fazer tudo o que ela quiser a ponto dela te questionar desconfiada: “o que você está querendo?” Nessa situação, também há sedução.

Sabe quando uma pessoa se comunica muito bem, usando de palavras contendo gatilhos emocionais, ou apenas palavras envolventes fazendo com que o público escute atentamente e chegue a fazer o que ele sugere, em algum nível? Isso também é sedução.

Vector pop art illustration of a beautiful young woman applies mascara

Manipulação

O simples fato de você usar artifícios para que o outro faça aquilo que você quer que ele faça, de maneira subliminar, sem que ele perceba ou fazendo com que ele seja uma extensão de você em alguma atividade, já é manipulação.

O fato de você comprar qualquer pessoa com presentes de todos os níveis (de dinheiro até pequenos mimos) de maneira que pareça espontâneo, mas no seu íntimo você sabe que quer ganhar algo da pessoa, ou a própria pessoa em si, já é manipulação.

Pelo dicionário, a palavra manipulação, no pejorativo, significa manobra oculta ou suspeita que visa à falsificação da realidademanobra pela qual se influencia um indivíduo, uma coletividade, contra a vontade destes. Ou seja, manipulação é tudo aquilo que você faz embaixo dos panos para influenciar alguém a fazer algo que vai ser bom para você, mas que, por algum motivo, você não revela abertamente ou autenticamente.

É possível concluir, com isso, que a manipulação é um ato antiético, justamente porque não escancara para o outro o que você quer. O outro é induzido, sem saber. Pouquíssimas pessoas (aquelas mais perspicazes ou que cresceram imersos em meios manipuladores) conseguem detectar uma manipulação.

Parto da seguinte lógica: tudo o que é escondido ou não revelado, oculto, é porque possui alguma atitude incorreta, ilegal, incoerente, perversa, maldosa ou antiética por trás. Tudo isso porque se fosse legal, ético, bom, correto e coerente não haveria razão para ser escondido.

O outro lado dessa história é a pessoa que manipula por insegurança, conforme mencionei no início desse texto.

Mas, então, como seduzir sem manipular?

Mas, então, como seduzir sem manipular? No dicionário, a palavra sedução significa conjunto de qualidades e características que despertam simpatia, desejo, amor, interessecapacidade ou processo de persuadir ou perverterato ou processo de atrair ao contato sexualaquilo que seduz, atrai, encanta. E, do latim, significa ação de tomar parte.

Dentro dos significados encontrados, muitos associam a sedução com a manipulação. Mas, se você for no cerne do significado, entenderá que sedução é uma qualidade pertinente a quem possui carisma, despertando interesse e amor nas pessoas pela simpatia. A tendência de quem possui essas qualidades é persuadir ou contagiar o público. Podemos associar essa característica como sendo comum nas pessoas ligadas à arte (canto, teatro, dança, por exemplo). Chega a ser um processo natural.

Porém, se a pessoa sedutora sabe que possui essas qualidades e as usa para manipular o público ou as pessoas, fazendo com que virem adeptos às suas ideias a fim de tirar vantagem ou ganhar algo com isso, então a sedução passa a ser utilizada para a manipulação. Assim, se torna negativa.

Veja, que é algo sutil e difícil de não beirar o lado antiético da sedução. Mas, é plenamente possível e eu estou aqui para te mostrar isso.

Sobre as situações que apresentei no início desse texto, como seduzir sem manipular? Como poderíamos lidar com cada uma daquelas situações sem usar de manipulação, porém com sedução?

Situação 1: Balada. Você poderia jogar o cabelo para o lado e lançar um olhar 43 para fazer o rapaz entender seu interesse, porém, arriscar se aproximar dele e iniciar uma conversa, mesmo correndo o risco de ser rejeitada.

Veja que você usou de sedução, necessária até em situações que envolvem conquista, mas foi direta ao ponto, enfrentando seu medo de ser rejeitada.

Ou seja, não manipulou o rapaz para que ele se aproximasse de você (e manipulando poderia dar errado, inclusive, porque ou ele poderia não entender, ou não estar afim).

Ser direta vale muito mais à pena porque você não perde tempo e não deixa espaço para dúvidas. Leve isso pra sua vida!

Vector pop art illustration of sexy woman with red lipstick kissed a man

Situação 2: Pedido para a mãe. Você poderia muito bem, neste caso, enfrentar seu medo de escutar um não e pedir o que quer, ao invés de fazer rodeios (manipulando a situação).

Crie condições para si mesma, se fortalecendo, ao invés de fazer o outro cumprir com o papel que é só seu. Neste caso, você pode ser doce sim, ser gentil, mas vá direto ao ponto!

Situação 3: Comunicação envolvente. O segredo aqui é ser assertivo. Comunique a mensagem que quer passar de maneira precisa. Pode usar de metáforas para manter a qualidade sedutora (envolvente), mas seja sempre direto e objetivo. Onde há prolixidade, desconfie. Pode haver manipulação.

O segredo está na comunicação assertiva e na intenção

Perceba que o segredo de como seduzir sem manipular está na comunicação assertiva e na intenção do sedutor.

E digo mais: a intenção positiva de uma pessoa leva a uma comunicação mais assertiva, quando esta pessoa possui a comunicabilidade como ponto forte.

No entanto, partindo do pressuposto que ninguém nasce sabendo como ser assertivo na comunicação, se você trabalhar com técnicas de assertividade pode melhorar sua forma de comunicar em todos os ambientes e situações, inclusive quando quiser seduzir sem manipular.

Não sei se atendi à sua necessidade com esse texto sobre como seduzir sem manipular.

Saiba que o objetivo deste texto foi instruir pessoas éticas na arte da sedução, e que visam uma comunicação mais assertiva, sem persuadir ou usar de coerção para obter aquilo que se quer.

A minha dica para você é que se fortaleça em sua essência. Seja quem você é para que não precise usar de manipulação para conquistar quem quer que seja, ou alcançar seus objetivos.

Nada melhor do que ser você mesmo e, por ser quem você é, seduzindo ou não, você conquiste o universo que esteja disponível para você.

Lembre-se: autenticidade gera autenticidade. Não desperdice suas qualidades. Confie nelas.

Série Sedução

Descubra formas originais de seduzir, com foco em investimento pessoal.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *